A aplicação da pratica do projeto a magia do alfabeto foi realizada em quatro aulas, iniciou-se contando a história e após uma conversa sobre o que ouviram, as crianças falaram muito empolgadas os castelos e as letras e números .
Passamos então para as atividades de escrita e leitura, cada um recebeu uma atividade de completar as palavras com vogais e consoantes, realizaram recortes de gravuras de acordo com as palavras escrita no quadro. Durante as aulas os alunos realizaram atividades com jogos de palavras e copiaram no caderno atividades passadas no quadro.
O castelo das letras
![]() |
Contação da história "A magia do Alfabeto" |


Para Ferreiro, “nenhuma
prática pedagógica é neutra, todas estão apoiadas em certo modo de conceber o
processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem” (1985, p.31), para que nesse processo as crianças possam conhecer as letras e perceber
a presença destas no cotidiano. Moro (1991) diz que para haver aprendizagem e
desenvolvimento, faz–se necessário o conflito e para que esse ocorra precisa-se
da confrontação de ideias opostas, que são facilmente encontradas nas
discussões nos pequenos grupos. “As crianças claramente nos sinalizam quando
ficam cansadas e entediadas. O corpo dá sinais que é necessário trocar de
atividades.” (PICCOLI; CAMINI, 2013, p. 47).
Parabéns! Práticas que desafiam os alunos, que provocam aprendizagens.
ResponderExcluir