A sala de aula é bem iluminada e arejada, ampla, a turma é
bem divida os alunos sentam em duplas, nas classes tem seus nomes para
identificação.
Na parte da frente estão os cartazes como abecedário,
numerais, calendário, vogais, aniversariante, calendário, como esta o tempo. Na
parte de trás possuem estantes com livros didáticos amontoados e alguns
brinquedos.
O fato de distribuição de cartazes todos amontoados na parte
da frente, polui o ambiente e confunde as crianças, também a desorganização dos
livros e brinquedos no fundo da sala causa desarmonia no ambiente.
O espaço das paredes devem ser usados para valorizar a
produção das crianças, expor seus trabalhos, nas paredes devem estar os textos funcionais da vida escolar
cotidiana.
Josset Jolibert Jeannete Jacob &Cols
(2006, p. 28) entende que:
[...] falamos de uma sala textualizada
porque o proposito é, justamente, que a criança tenha em mãos ou a vista todos
os textos advindos do cotidiano escolar,
não são rótulos nem etiquetas, mas textos que se espalham pela sala, nas
paredes ou nos recantos, nas pastas pessoais ou nos arquivos coletivos ou na
biblioteca da sala de aula.
Assim, o ambiente da sala de aula além de textualizado, necessita priorizar uma estética na distribuição do material exposto, levando em conta a importância destes textos para a funcionalidade e organização do grupo de alunos, possibilitando o uso permanente e renovação constante.
Por isso, o espaço da sala deve ser aproveitado para que o aluno compreenda o mundo da leitura e escrita.
Abaixo imagens da distribuição dos materiais na sala de aula observada:
Abaixo imagens da distribuição dos materiais na sala de aula observada:
Há possibilidade de mudança na distribuição do material? Talvez possa auxiliar neste sentido.
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