sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A MAGIA DO ALFABETO






               A aplicação da pratica do projeto a magia do alfabeto foi realizada em quatro aulas, iniciou-se contando a história e após uma conversa sobre o que ouviram, as crianças falaram muito empolgadas os castelos e as letras e números .
Passamos então para as atividades de escrita e leitura, cada um recebeu uma atividade de completar as palavras com vogais e consoantes, realizaram recortes de gravuras de acordo com as palavras escrita no quadro. Durante as aulas os alunos realizaram atividades com jogos de palavras e copiaram no caderno atividades passadas no quadro.


O castelo das letras
Contação da história "A magia do Alfabeto"




Para Ferreiro, “nenhuma prática pedagógica é neutra, todas estão apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem” (1985, p.31), para que nesse processo as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano. Moro (1991) diz que para haver aprendizagem e desenvolvimento, faz–se necessário o conflito e para que esse ocorra precisa-se da confrontação de ideias opostas, que são facilmente encontradas nas discussões nos pequenos grupos. “As crianças claramente nos sinalizam quando ficam cansadas e entediadas. O corpo dá sinais que é necessário trocar de atividades.” (PICCOLI; CAMINI, 2013, p. 47). 


Um comentário:

  1. Parabéns! Práticas que desafiam os alunos, que provocam aprendizagens.

    ResponderExcluir